23 de julho de 2010

GATOS DA UNESP DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP CORREM RISCO DE VIDA!!!

No IBILCE, Instituto de Biociências de São José do Rio Preto/SP, Campus da UNESP existe uma população de gatos que são abandonados pela comunidade a sua volta. Esses gatos, em sua grande maioria, são muito ariscos e de difícil aproximação. Voluntários se propõem diariamente a cuidar desses animais alimentando-os, castrando-os e, quando possível, resgatando-os.

A atual direção do IBILCE/UNESP proibiu a alimentação dos gatos abandonados no campus, ignorando a parceria feita pela gestão anterior e colocando em risco todo o trabalho realizado pela PROAMBI, até o momento.


A alegação para tal fato é de que a água dos gatos seriam focos de dengue. Foi infamado que as protetoras lavam as vasilhas e trocam a água diariamente, portanto, a acusação não procede. Existem inúmeras notificações da Vigilância Sanitária apontando focos de dengue, inclusive com larvas, em materiais armazenados pela Universidade (fotos de possíveis focos – aguardando chuva – anexas abaixo).


Observou-se ainda o comprometimento do trabalho voluntário (castrações e adoções), para com os “animais comunitários” do Ibilce, protegidos pela LEI 12.916/98, de autoria do Dep. Feliciano Filho, o que minimizava a ação dos grupos de extermínios que agiam dentro do compus.


Vale ressaltar que a PROAMBI apresentou propostas para minimizar a entrada de animais errantes nas dependências do campus e nos prédios internos, mas nenhuma medida foi tomada.
Apesar de toda argumentação acima ter sido apresentada, o Diretor do Campus, Prof. Carlos Roberto Ceron, ignorou qualquer tentativa de diálogo e proibiu a alimentação dos gatos.


O que entristece os protetores é que esses fatos ocorrem dentro de uma UNIVERSIDADE, onde existem cursos de Biologia e Química Ambiental, e cujo próprio diretor é um biólogo. Esperava-se que tal ambiente propagasse ações éticas, de conscientização ambiental (respeito a todas as formas de vida), no auge do debate social sobre desenvolvimento sustentável.

Essa direção rompe o diálogo e compromete todo um trabalho desenvolvido, que sempre propôs somar esforços para minimizar os problemas, mas que jamais encontrou respaldo na atual administração.

Dia 21/07/2010 foi encontrado dentro do IBILCE, o corpo de um gato, aparentemente saudável, morto por causas desconhecidas. Recomeçará a matança???

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu posso concordar que a Direção deve se abrir para diálogos, e se realmente a equipe voluntária for eficiente do jeito descrito acima, poderia haver um consenso e uma segunda chance. Mas é muito doloroso para mim, uma ex-estudante do IBILCE e ex-aluna do Prof. Ceron, ler essa reportagem com tanto exagero quanto à conscientização ambiental da comunidade Ibilceana. A descrição pode causar uma falsa idéia sobre o Instituto que é composto por grandes profissionais. Declaração de uma ex-estudante de Biologia.

Unknown disse...

Vale ressaltar também que em junho foi encontrado um gato com raiva dentre esses gatos acolhidos pela proambi (conforme reportagem da tv tem, não lembro exatamente a data). Cuidar destes gatos dentro da universidade é realmente a melhor solução?

Anônimo disse...

Como estudante de Biologia do câmpus de Rio Preto concordo que TODA FORMA DE VIDA DEVE SER RESPEITADA, desde que não traga prejuízos à outra!DEntro da universidade funciona uma escola infantil e, visto que gatos são animais que transmitem TOXOPLASMOSE (doença neurocomprometedora)e crianças e gestantes constituem o grupo de maior risco, acho q deveria ser SÉRIAMENTE repensada a idéia de tornar a faculdade um local de simples DESOVA dos gatos!Quanto às pessoas que "cuidam" destes gatos, a PROAMBI, como uma instituição séria q é, deveria inestigar se realmente ocorre o cuidado, pois posso dizer que ele não ocorre, uma vez que permaneço no IBILCE o dia todo!

Anônimo disse...

Sabemos que o problema com os gatos no Ibilce ocorre principalmente pela falta de consciência da comunidade que abandonam-os lá causando vários transtornos.Acho que realmente, o ibilce não é um bom lugar p abrigá-los, porém não devemos ignorar esse sério problema,pois estamos lhe dando com vidas. Acho que a solução seria achar um lugar apropriado, onde esses gatos possam ser tratados de forma adequada e respeitosa, assim como cuidar da conscientização da comunidade a respeito da responsabilidade que é ter um bicho, seja um gato, um cachoro, etc.E como estudante de Biologia do ibilce, afirmo que o HOMEM tb transmite diversas doenças e muito mais graves do que TOXOPLASMOSE, como AIDS por exemplo,que inclusive não tem cura, e que se ele tivesse consciência de que é apenas MAIS uma FORMA DE VIDA no mundo aposto que nenhuma dessas doenças existiriam.

Anônimo disse...

A população de gatos do Ibilce vem aumentando muito e causando problemas econômicos (entram em laboratórios e salas, quebrando ou danificando equipamentos) e têm um grande potencial para a disseminação de doenças (há fezes e urina por vários locais dentro dos prédios). O pior é que quanto mais são alimentados, mais procriam e aumentam em número. A alimentação também tende a ser aumentada pelos "amigos dos bichos", gerando mais filhotes e elevando ainda mais a população. Ou seja, aqueles que alimentam os animais estão sendo irresponsáveis com os próprios bichos. Onde isso vai parar? E os pássaros e os gambás que são caçados pelos gatos? Esses não merecem consideração ou compaixão? Um administrador seria inconsequente se não tomasse alguma atitude. Qualquer pessoa com conhecimentos elementares em biologia deveria entender o princípio do equilíbrio nos ecossistemas. Nem sempre "boas ações" resultam em bem-estar. Infelizmente, a biologia tem um lado aparentemente cruel (quem nunca viu uma leoa matar um gamo jovem?) e imprescindível para estabelecer o equilíbrio das coisas (e um menor sofrimento de todos). Essa questão não pode ser sustentada apenas por paixão. Também deve ser encarada com razão, buscando o bem-estar geral. Nesse sentido a ProAmbi tem agido inconsequente e levianamente, com acusações infundadas e ações descabidas. Maus-tratos? Se todo mundo que não quer mais um gato resolve jogar os bichanos na sua casa (como fazem no Ibilce), vc se torna responsável pelo trato, cuidados médicos e alimentação desses abandonados? Pouco provável. Essa organização presta um desfavor à causa ambiental, atuando com um radicalismo irracional e estabelecendo uma situação de confronto, quando deveria buscar entendimento. Lamentável.