5 de maio de 2009

UNIÃO EUROPÉIA FAZ HISTÓRIA COM PROIBIÇÃO DO COMÉRCIO DE PRODUTOS DERIVADOS DE FOCAS

UNIÃO EUROPÉIA PROÍBE COMÉRCIO DE FOCAS
http://pt.euronews.net/2009/05/05/ue-proibe-comercio-de-focas/

O Parlamento Europeu aprovou hoje a proibição definitiva do comércio de produtos derivados de foca. Uma votação que põe fim a um processo iniciado em 2006 com a assinatura de uma declaração então elaborada por 425 eurodeputados.
A nova legislação proíbe a venda de produtos transformados, ou não, incluindo a carne, gordura, órgãos e peles daqueles animais.
A proíbição inclui a comercialização de casacos, gorros ou produtos farmacêuticos obtidos a partir das focas.
O diploma é uma reivindicação antiga de organizações protectoras dos direitos dos animais mas também tem opositores.
A Noruega, que não pertence à União Europeia, diz que a nova lei limita a liberdade de gerir os seus próprios recursos marinhos. Oslo ameaça submeter uma queixa junto da Organização Mundial do Comércio. Uma intenção que o Canadá, o país que mais caça focas no planeta, também já manifestou.
As novas regras, que também se aplicam às exportações, excluem apenas as comunidades esquimós e outras populações aborígenes que tradicionalmente vivem da caça à foca.
Outra excepção é a prática segundo a qual os animais são caçados como forma de manter o equilíbrio dos recursos marinhos.

PRONUNCIAMENTO DA HUMANE SOCIETY INTERNATIONAL
http://www.hsus.org/hsi/

A Humane Society International aplaude esta importante vitória para as focas

ESTRASBURGO, França, 5 de maio /PRNewswire/

A Humane Society International (Sociedade Humanitária Internacional) parabenizou o Parlamento Europeu por ter votado, em sua maioria, a favor de uma forte proibição do comércio de produtos derivados de focas.

"A votação de hoje no Parlamento Europeu marca uma vitória histórica da campanha para por fim à matança comercial das focas em todo o mundo", disse Mark Glover, Diretor da Humane Society International/Reino Unido. "A União Européia agiu em nome de seus cidadãos e sua decisão irá salvar milhões de focas de um horrível destino".
"A União Européia está fazendo história com o fim do comércio dos produtos derivados de focas", disse Rebecca Aldworth, Diretora da Humane Society International/Canadá. "Esta proibição dá início ao fim da globalmente condenada matança de focas no Canadá".
O Parlamento votou a favor de uma forte Regulamentação a qual irá eliminar a colocação de produtos derivados de focas no mercado da União Européia, fechando um dos principais mercados para a caça comercial às focas do Canadá. O Conselho e a Comissão já chegaram a um acordo quanto ao texto, tornando o voto do plenário da terça-feira o último passo para a obtenção da regulamentação. Em vista da maioria dos votos a favor da regulamentação acordada pelo Parlamento, a regulamentação entrará em vigor em 2010.
A União Européia tem sido um dos principais mercados para a indústria canadense de produtos derivados de focas, responsável por cerca de um terço das exportações registradas de peles de focas. Globalmente, a União Européia é responsável por um quarto do comércio mundial de produtos derivados de focas. Nos últimos anos, 11 países proibiram seu comércio de produtos derivados de focas ou anunciaram sua intenção de fazê-lo. Eles se unem aos Estados Unidos, que proibiu o comércio de produtos derivados de focas em 1972.

Nenhum comentário: