9 de outubro de 2009

HOMENS SÃO PRESOS COM PÁSSAROS SILVESTRES

Duas pessoas foram presas ontem com pássaros silvestres sem a devida documentação. Ao todo, 10 aves foram localizadas pela polícia. Os acusados podem pegar de seis meses a um ano de prisão, além de pagar multa por crime ambiental, a qual pode chegar a R$ 500 por ave.

O primeiro flagrante aconteceu por volta de 11h, na MG-427, no momento em que os policiais rodoviários realizavam abordagens de rotina e pararam o caminhoneiro Cláudio Pereira Rodrigues, 37 anos, natural de Cafezal do Sul, no Paraná, e que estava transportando polvilho para a Bahia.

Após verificação da documentação do veículo, um caminhão Cargo, placa JOS-9277, os policiais constataram que ele estava com cinco pássaros – três trinca-ferros, um canário e um coleirinha –, que estavam presos em um compartimento fixado na carroceria do caminhão, utilizado para guardar ferramentas e outros objetos. Além disso, na cabine do veículo, o sargento Leal e o soldado Gutemberg encontraram mais uma gaiola e materiais para a confecção de outras.

Como o caminhoneiro não portava documentação dos pássaros, eles foram recolhidos e encaminhados à Polícia Ambiental. Além disso, o veículo também foi apreendido, e Cláudio, conduzido à delegacia. Segundo ele, os pássaros são de estimação e ele os leva a todos os lugares para onde viaja. Por outro lado, a polícia desconfia de que ele os comercializaria no Estado da Bahia, para onde estava indo. Um dos pássaros estava com ferimentos graves na cabeça, possivelmente em decorrência da viagem em local inadequado.

Denúncia

Após telefonema anônimo, a Polícia Ambiental conseguiu localizar e prender, no fim da tarde, Geraldo César Pereira, 47 anos, residente no Corredor da Serrinha, próximo à Ligação 798. Na sua casa foram encontrados mais cinco pássaros – dois canários; dois coleirinhas e um bicudo – todos presos em gaiolas e sem os devidos documentos de autorização. Ele foi preso em flagrante e não explicou aos policiais como obteve as aves.

Agora, todos os pássaros devem ser avaliados por um biólogo, que definirá se eles podem ou não ser soltos imediatamente na natureza.

(Fonte: Jornal da Manhã)

Um comentário:

Art by Lu disse...

As pessoas não entendem que manter um pássaro na gaiola é uma CRUELDADE SEM TAMANHO!! Vc, que diz gostar de pássaros, deveria pensar nisso. Vc acha que o está tratando bem só porque o alimenta, né? Mas devia pensar em como ele se sente triste, angustiado, privado de estar voando.

Como será que vc se sentiria se tivesse o céu todo para voar e fosse confinado em uma gaiola?

Como se sentiria se tivesse que passar a vida toda dentro de um cômodo de sua casa? E quase sem poder andar? (poiso o voo para os pássaros é equivalente ao nosso caminhar).

Pense nisso antes de engaiolar um animal indefeso.