12 de outubro de 2009

PAPAGAIOS E ARARAS APREENDIDOS EM SP SÃO DEVOLVIDOS À NATUREZA NO PANTANAL

Na manhã deste domingo 49 aves puderam sentir o gostinho da liberdade e voar em seu habitat natural. Elas foram apreendidas em São Paulo durante fiscalização do Ibama e, após viajarem até Cuiabá, foram devolvidas à natureza, no Pantanal.

De acordo com presidente da Associação Bichos da Mata, Valdomiro Lysenko, algumas aves foram doadas e outras foram apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Polícia Militar Ambiental. Logo que foram recebidos, os animais foram acomodados em uma área de quarentenário para observação, avaliação e tratamento necessários.

As aves serão monitoradas para que tenham uma reintrodução adequada à natureza. Ninhos artificiais também serão construídos em árvores próximas à área de conservação para evitar que as aves voltem a ser capturadas. “Procuramos soltar as aves em lugares onde os animais serão protegidos, para que o ‘bicho homem’ não as capture novamente”, salientou Lysenko.

A Associação Bichos da Mata é uma instituição privada que tem por finalidade a defesa, preservação, conservação e recuperação do meio ambiente. Em seis anos de existência o instituto já devolveu à natureza mais 1.000 aves, desde pequenos pássaros até araras.

Atualmente existem cerca de 700 aves na instituição. “Nós não ganhamos dinheiro com o que fazemos, só a satisfação de ver estes animais de volta à natureza é a nossa alegria”, concluiu.

Fonte: Expresso MT

Nenhum comentário: