24 de janeiro de 2010

PITBULLS ENCALHAM NAS FILAS DE ADOÇÃO

A equivocada fama de violentos e, muitas vezes, mortais, faz com que os cães da raça pitbull sofram. E há quem empurre os animais à segregação. Nos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses) do Grande ABC (SP), eles quase predominam entre os cães de raça abandonados.
Atualmente, mais de 35 animais aguardam por adoção no Grande ABC. “É um cachorro de grande porte, que tem o histórico ligado a agressões. É só a mídia divulgar algum acidente com pitbull que há abandonos”, conta a veterinária Melissa Vautier, coordenadora do CCZ de São Caetano, que abriga um total de 39 cães, cinco deles pitbulls.

Santo André tem nove cachorros desta raça disponíveis para adoção. Mas o número maior destes cães está no CCZ de São Bernardo. Dos cerca de 50 animais abrigados no local, 17 são pit bulls. Cinco deles têm histórico de agressão e foram devolvidos pelos antigos tutores.

“Eles ficam em observação por 10 dias, para verificarmos sinais de raiva. Depois analisamos o comportamento do animal. Se ele teve apenas aquele momento agressivo ou se (a violência) faz parte do seu temperamento”, explica o veterinário Blonis Ariel Rossi.

A maior parte destes cães fica mais de um ano nos CCZs até conseguir um novo lar. Exceção feita aos filhotes, que encontram mais facilidade e acabam adotados em pouco tempo. “Tivemos quatro filhotes que foram escolhidos em apenas 30 dias. As pessoas não conhecem o passado do cão adulto e, então, preferem os novos para poderem educá-los”, afirma Melissa.

Rossi conta que algumas adoções duram apenas poucos dias, e os cachorros acabam devolvidos ao CCZ. “Esta semana mesmo teve o caso de uma pessoa que levou um pit bull e veio devolver três dias depois alegando que, no início, o cão estava tranquilo e, depois, demonstrou sinais de agressividade.”

Além da superlotação em todos os CCZs da região, a grande quantidade de pit bulls tem causado transtorno nos canis porque, além de dificilmente serem adotados, os cães desta raça têm convivência complicada com outros cães. “Tudo está bem e, de repente, sem nenhum motivo, o pit bull acaba agredindo outro cachorro”, afirma Rossi.

Abandono de cães é crime e pode resultar em multa e detenção

O abandono de um cão do porte do pitbull pode acarretar consequências sérias ao tutor: desde multa a até prisão, segundo a lei de crimes ambientais, que prevê pena de até 3 anos de detenção em caso de exposição da Saúde pública a perigo grave.

O simples fato de abandonar um cachorro é crime de maus-tratos e omissão de cautela na guarda de animais, geralmente punido com multa ou penas alternativas. Se o cão agredir alguém, o tutor é responsabilizado e pode ser enquadrado no crime em lesão corporal, se a vítima prestar queixa. “O tutor responde no lugar do animal”, explica o delegado Nelson Caneloi Junior.

Denúncias sobre cães abandonados e informações sobre guarda de animais podem ser obtidas nos CCZs (Centros de Controle de Zoonoses) das cidades da região e nas páginas de entidades de defesa dos animais na internet.

Com informações do Diário do Grande ABC

Nota da Redação: A agressividade de um animal, seja da raça e da espécie que for, só é desenvolvida se estimulada. Uma guarda responsável significa oferecer ao animal os cuidados necessários para o seu bem-estar e uma educação amorosa e responsável, que consiste em estimular nele comportamentos saudáveis. Por sua constituição física, o pitbull acabou sendo uma das grandes vítimas da negligência e agressividade humanas. Tanto pitbulls como seres humanos podem ser afetuosos e excelentes companhias - a educação é que vai fazer toda a diferença como fator determinante.
(Fonte: ANDA)

Nenhum comentário: