13 de julho de 2009

MANIFESTE-SE CONTRA A IMPUNIDADE DOS MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS!!

PORTO ALEGRE - O delegado Peterson da Silva Benites, da cidade de Quintão, no litoral do Rio Grande do Sul, disse que os jovens que mataram um cachorrro a pauladas no Balneário de Quintão, no litoral do Rio Grande do Sul, e divulgaram o vídeo da agressão na internet não devem ser presos. O delegado disse que embora a lei preveja pena de três meses a um ano de detenção para crime de crueldade por maltratar animais, como não houve flagrante, os jovens não podem ser presos. O delegado já tomou o depoimento dos agressores, que têm entre 17 e 22 anos, e eles admitiram o fato.

Segundo o delegado, eles mataram o cachorro a pedido da tia de um dos rapazes, porque o cachorro atacou as galinhas dela. Eles filmaram a agressão com um celular, mas não pretendiam colocar na internet. Segundo ele, as imagens caíram na mão de uma pessoa que as teria colocado no Youtube.

No vídeo, um dos rapazes segura, o outro desfere pauladas no cachorro, enquanto o terceiro filma a barbárie. Demonstrando satisfação pela atitude, o jovem agressor exibe o taco usado para o crime. O adolescente que teria postado o vídeo negou envolvimento, disse que divulgou o material como forma de protesto.

- A gente fica refém de uma situação onde a sociedade cobra uma efetiva aplicação da pena e hoje a pena para ser bem aplicada seria sinônimo de prisão. Porém o procedimento não prevê esse tipo de penalização cautelar - explica o delegado.

Ele disse que foi lavrado um termo circunstanciado, que será encaminhado ao juizado especial. Como eles não têm antecedentes criminais, dificilmente ficarão presos se forem condenados.

- Em casos assim, normalmente se aplica uma pena alternativa, mesmo considerando a crueldade do ato - explica o delegado.

De acordo com ele, o inquérito ainda não foi fechado e a dona do cachorro também poderá ser incriminada.

- É um vídeo chocante, com requintes de crueldade. Um dos rapazes segurou o animal, outro bateu e o terceiro filmou.

O adolescente que postou o vídeo na internet também será encaminhado à Vara da Infância e Juventude, segundo o delegado. A polícia não acredita que ele tenha colocado as imagens na internet como forma de denúncia.

- O depoimento dele foi inconsistente - disse o delegado.

As imagens, segundo a polícia, foram produzidas no dia 20 de junho e postadas no site Youtube dois dias depois. Na quarta-feira, o vídeo foi retirado do site de repositório de vídeos por quebra das regras de postagem.

A questão acabou virando um caso de polícia, após uma série de ligações recebidas na quarta-feira de manhã pelo posto policial de Quintão. Os moradores ligaram para denunciar que os agressores são moradores do balneário. Como a cidade é pequena, horas depois a polícia já tinha os nomes dos três.

No Twitter, foi criada uma campanha contra a pessoa que publicou o vídeo no Youtube. Os internautas também se mobilizaram para pressionar por punição aos responsáveis fazendo denúncias através do twitter e do e-mail da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WPSA) no Brasil.
.
(Fonte: Globo.Com)
.
.
.
PARA QUEM QUISER SE MANIFESTAR CONTRA ESSA IMPUNIDADE, SEGUE ABAIXO OS ENDEREÇOS DA GOVERNADORA DO RS E DO MINISTÉRIO PÚBLICO. SEGUE TAMBÉM UMA SUGESTÃO DE TEXTO PARA ENVIO.

gabinete-governadora@gg.rs.gov.br
ouvidoria@mp.rs.gov.br
ouvidoria@al.rs.gov.br
ouvidoria@sjs.rs.gov.br


Sugestão de texto:

Assunto: Impunidade aos criminosos que mataram cruelmente o cão no estado do Rio Grande do Sul

"É lamentável e lastimável que nos dias atuais, onde a grande maioria dos países punem severamente os agressores dos animais, nós brasileiros tenhamos que aceitar passivamente a decisão da justiça do Estado do Rio Grande do Sul de não enquadrar na lei 9605, artigo 32 o crime amplamente divulgado na web dos agressores confessos contra aquele pobre cão.
Várias pesquisas já foram feitas e é sabido que quase todos os agressores e assassinos em série iniciam sua “carreira” agredindo, torturando e matando animais. Daí conclui-se que, se houvesse punição severa contra os agressores de animais, muito provavelmente, crimes posteriores não aconteceriam.
Não consigo acreditar que nossa legislação seja tão falha que permite que se pratiquem contra os animais indiscriminadamente, quaisquer atos de perversidade e vilania, pois isso é absolutamente inadmissível com o nosso patamar civilizatório.
Aceite meus protestos de elevada estima e consideração”.

Att,

Nome, RG e Cidade.

Nenhum comentário: