26 de novembro de 2009

ANIMAIS DOMÉSTICOS FORMAM CRIANÇAS MAIS RESPONSÁVEIS

Além da diversão que é cuidar de um animal em casa, a sua presença ajuda a criança a sentir-se mais acompanhada e segura. Se o animal for fêmea, o instinto protetor sobre as crianças da família é ainda maior. E não é só isso: tutelar um cão ou um gato em casa pode ajudar, por exemplo, a exercitar o sentido de responsabilidade das crianças. A responsabilidade e a confiança também crescem à medida que os miúdos exercem uma obrigação, neste caso cuidar de outro ser.
Desde muito cedo a criança pode aprender a ter algumas responsabilidades. Pentear, colocar a comida e a água à hora certa, ajudar a limpar ou a dar banho, podem ser um bom princípio. Por outro lado, um cão ou um gato transmitem imenso carinho e afeto, o que nunca é demais na educação de uma criança.

Apesar de todos esses benefícios, os pais devem pensar bem antes de adotar um animal. Lembre-se de que eles precisam de espaço, de companhia, de regras e de limpeza. Cuidar de um animal em casa também significa ter outros gastos mensais, que nem sempre são pequenos. Escolha bem o temperamento e o tamanho do animal e você verá que a amizade e a aprendizagem serão para a vida.

(Fonte: ANDA)

Nenhum comentário: