29 de novembro de 2009

FACULDADE DE MEDICINA DE RIO PRETO É ACUSA DE MAUS-TRATOS A ANIMAIS

As Associações Protetoras dos Animais de Rio Preto acusam a Faculdade de Medicina da cidade de maus-tratos. Segundo os representantes das entidades, a faculdade estaria se negando a dar informações de como são os experimentos com cobaias.

O presidente da Francisco de Assis Protetora dos Animais, Adalberto Amaral Ribeiro, chegou a fazer parte do Comitê de Experimentação da Faculdade de Medicina. Há quatro meses não foi mais convidado a fazer parte dos encontros que decidem se projetos com cobaias são considerados éticos ou não.

Segundo a presidente da Associação Riopretense de Proteção aos Animais, Maria Cristina dos Santos, a faculdade deveria manter um representante de associação protetora dos animais na fiscalização das pesquisas com cobaias.

No site da faculdade, consta a obrigatoriedade do membro de alguma entidade no Comitê de Experimentação. As Associações de Proteção temem que bichos estejam sendo vítimas de (ainda mais) maus-tratos.

A Faculdade de Medicina de Rio Preto tem hoje 216 pesquisadores, divididos em 25 grupos. Atualmente, 85 estudos estão em andamento, muitos com experimentos envolvendo animais.

De acordo com a presidente do Comitê de Experimentação de Animais da Famerp, Cristiane Damas Gil, os representantes das associações deixaram de ser convidados para as reuniões porque de agora em diante precisam se encaixar em um perfil – determinação baixada por decreto pelo Conselho Nacional de Ciência em Experimentos de Animais, ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

A direção da faculdade afirma que não existem maus-tratos a animais dentro da instituição, mas não permitiu imagens das cobaias e nem do interior de nenhum dos laboratórios.

A denúncia dos membros das duas associações foi encaminhada ao promotor do meio ambiente.

Fonte: Região Noroeste

Nota da Redação: A ANDA defende o fim da experimentação animal em qualquer situação. Não existe nenhuma possibilidade de os animais vítimas de testes em laboratórios de qualquer faculdade ou empresa não serem vítimas de maus-tratos. Estes animais são criados para serem explorados, servindo ao ser humano de alguma maneira. Têm suprimido o direito à vida e à liberdade, além de sofrerem aprisionados em gaiolas, sem contar as inimagináveis torturas a que são submetidos. Não deveria ser necessário um Comitê de Experimentação que opine sobre a postura ética ou não de um experimento, simplesmente porque não há ética alguma em realizar testes em animais, seja da forma que for.


Notícia via ANDA

Nenhum comentário: