20 de novembro de 2009

PREFEITURA EFETUA AÇÕES DE COMBATE E PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS

Em virtude das informações veiculadas sobre a leishmaniose em Fernandópolis, SP, a Prefeitura, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses, informa que até o momento nenhum caso da doença foi confirmado em cães da cidade pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado, o Instituto Adolfo Lutz.

O Centro de Controle de Zoonoses informa ainda que, desde janeiro de 2009, foram encaminhadas 57 amostras de cães de Fernandópolis com suspeitas da doença para exame do Instituto Adolfo Lutz e nenhum resultado positivo foi apontado até o momento. Inclusive o laudo do cachorro de rua apelidado por “Salsicha”, que – aparentemente – tinha todos os sintomas da doença, também teve resultado negativo, apresentado pelo Adolfo Lutz esta semana.

É preciso ressaltar que o Instituto Adolfo Lutz é reconhecido internacionalmente por sua competência para responder às ocorrências em sua área de atuação, tendo sido credenciado pelo Ministério da Saúde como Laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macrorregional.

Mesmo sem a confirmação da leishmaniose em cães do município, o Centro de Controle de Zooneses continua efetuando ações de combate e prevenção às doenças dos animais domésticos, como coleta de material e bloqueio das áreas onde existem animais com suspeita de doenças, como leishmaniose, raiva e toxoplasmose.

Como a leishmaniose já foi detectada em cães de cidades da região, é preciso que a população fique atenta, pois o inseto transmissor, conhecido como mosquito-palha, não precisa de água parada para se reproduzir. A Sucem, que faz o controle de vetores no município, não detectou até o momento a presença do mosquito-palha em Fernandópolis.

Ambientes com presença de umidade como quintais de chácaras e fazendas, galinheiros e canis são propícios ao crescimento das larvas do mosquito-palha. A transmissão não ocorre diretamente de cão para cão nem de cão para ser humano, sendo necessária a picada do inseto.

Os principais sintomas nos cães são emagrecimento (falta de apetite), feridas no corpo, queda de pelos, perda de pelos ao redor dos olhos, secreção ocular e unhas crescidas. Em caso de suspeita de contaminação não abandone o animal, procure um veterinário (o abandono de animais é crime).

Para relatar caso suspeito ou obter mais informações, é preciso entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelos telefones (17) 3462 3341 ou (17) 3465 0566.


(Fonte: Região Noroeste)

Nenhum comentário: